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segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Lições n.º 55 e 56 6 de Janeiro de 2010

SUMÁRIO: Realização de uma actividade de consolidação na pág. 156 do manual
" A Definição Clássica do Conhecimento"

Actividade de consolidação da pág. 156 do manual

1) Em que consiste a teoria clássica do conhecimento?

Para a filosofia clássica o conhecimento é uma "crença" verdadeira e fundamentada (função tripartida)

.2) Pedro acredita que, se o Pai Natal estiver satisfeito com a forma como se portou durante o ano , o seu sapatinho no dia de Natal terá muitos presentes. Ao acordar de manhã no dia de Natal, verifica com agrado que o sapatinho tem muitos presentes. Suponhamos agora que no dia de Natal Pedro recebe de facto muitos presentes. Significa isso que a sua crença constituía um conhecimento?Não, porque não é verdadeiro nem fundamentada, é apenas uma crença.

3) Quais das seguintes situações poderão ser consideradas crenças verdadeiras justificadas?

a - Ao olhar para o bilhete de identidade da minha namorada, reparo que o seu aniversário é a 25 de Dezembro. Corro para lhe comprar uma prenda

.b - Atiro uma moeda ao ar e, dando cara, digo que João não irá comparecer ao encontro com os amigos.

c - Todos os unicórnios são animais com um corno.

d - Acordo e digo "Está a chover em Barcelona. Aposto que é verdade" Na realidade, nesse momento está a chover em Barcelona.

R: a) a verdadeira e fundamentada; b) Não é verdadeira nem fundamentada; c) verdadeira e fundamentada; d) não é verdadeira nem fundamentada

4) a - a posteriori
b - a priori
c - a posteriori

5) O conhecimento é uma crença acompanhada de razão (fundamentada).

b - O argumento é que nós podemos gerar nos outros uma convicção verdadeira sem que seja fundamentada.

c - A definição tripartida do conhecimento.

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